Cansaço e computador

A queixa de desconforto e cansaço durante trabalho que requer uso prolongado de computadores é uma das mais freqüentes no consultório oftalmológico atualmente. Existem algumas atitudes práticas que podem ser tomadas para reduzir estes sintomas:

  • Consulte um oftalmologista para saber se você precisa usar óculos.
  • Use um monitor de boa qualidade, deixe-o entre 50 a 60 cm de seus olhos. Procure deixar o contraste sempre elevado. Procure ajustar o brilho da tela conforme a luminosidade do ambiente. Como teste, olhe para o monitor quando ele estiver com fundo branco. Se ele se parecer com uma fonte de luz, o brilho está muito alto; se ele parece acinzentado ou escurecido, ele pode estar com o brilho muito baixo.
  • Diminua possíveis reflexos: reflexos de luz em paredes, mesas, assim com na tela do computador causam desconforto. Utilize filtro para proteção do monitor. Posicione o monitor do computador de lado para a janela, ao invés de frente ou de costas para ela. Use as lentes dos óculos com proteção anti-reflexo.
  • Pisque com maior freqüência. Ao trabalhar com computador, piscamos com menor freqüência – até cinco vezes menos que o normal, segundo alguns estudos. Com isto, o olho fica mais exposto, há menor proteção pela lágrima, o que dá a sensação de olho seco. O ar condicionado, que também causa ressecamento do ambiente, piora este quadro. Peça para seu oftalmologista prescrever alguma lágrima artificial para alívio destas sensações. Outra opção é fazer um pequeno exercício: a cada 30 minutos de trabalho, feche algumas vezes seus olhos, lentamente, como se estivesse pegando no sono. Isto pode aliviar a sensação de olho seco.
  • Faça um exercício: olhe para longe, de preferência para algum objeto distante localizado do lado de fora da sala ou no corredor, e focalize-o durante aproximadamente 10 segundos. Repita este exercício a cada 30 minutos.
  • Faça intervalos de trabalho. O ideal é um intervalo de 10 minutos sem olhar para o monitor a cada hora de trabalho com o computador.
  • Fique atento em relação a sua postura, procure colocar o monitor um pouco abaixo da altura de seus olhos, ajuste a posição da cadeira e siga as instruções descritas nos manuais de instrução sobre postura do corpo ao trabalhar com o computador.
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