Cirurgia a Laser

A Vision Oftalmologia utiliza o equipamento LADARVision® 4000, dos Laboratórios Alcon® para a realização da Cirurgia a Laser de miopia, hipermetropia e astigmatismo. É um Excimer Laser que faz parte de uma nova geração de equipamentos que melhoram a precisão, segurança e o resultado da cirurgia. Esta tecnologia combina o rastreamento ocular ativo e a remodelagem corneana feita com finos raios laser.

O sistema de rastreamento ocular (Eye Tracker) do LADARVision 4000 e o raio laser de pequenos pontos foram desenhados para atingir resultados visuais de alta qualidade e mínimos problemas pós-cirúrgicos. Para se ter uma idéia, os equipamentos convencionais rastreiam 400 vezes por segundo os movimentos do globo ocular durante a cirurgia. A tecnologia do LADARVision 4000 é capaz de rastrear a movimentação do olho com uma rapidez dez vezes maior. Agora não é mais preciso se preocupar em manter o olho imóvel durante a cirurgia. Criado por iniciativa da NASA, este sistema compensa os movimentos do olho durante a cirurgia e direciona o raio laser para assegurar uma remodelagem corneana perfeita.

Cirurgia a Laser Personalizada - Wavefront

A Cirurgia a Laser convencional tem excelentes resultados para corrigir miopia, hipermetropia e astigmatismo, que são conhecidos também como aberrações de baixa ordem.

O LADARVision 4000 possui um novo e moderno sistema que permite não só a correção das aberrações de baixa ordem, mas também propicia a realização de Cirurgia a Laser Personalizada para cada olho. Isto proporciona o diagnóstico e tratamento de outros problemas da visão que não podiam ser detectados anteriormente: as aberrações de alta ordem.

O tratamento das aberrações de alta ordem aumenta o nível de segurança e precisão, levando a uma córnea praticamente perfeita; diminui a formação de halos e glare em condições de baixa luminosidade, além de melhorar a qualidade de visão também durante o dia.

Estudos mostram a obtenção de uma córnea com superfície óptica mais perfeita após a Cirurgia a Laser Personalizada. 98% dos pacientes apresentam visão de 20/20 (100% de visão). Dentre estes, em 60% dos casos, a qualidade de visão chega a ficar acima do padrão considerado normal.

Por isso, sempre que possível, o Dr. Paulo Pukenis Tubelis utiliza esta técnica nos candidatos a Cirurgia a Laser.

Benefícios da Cirurgia a Laser

Durante os últimos anos, a Cirurgia a Laser permitiu levar a mudanças por vezes revolucionárias na vida de pessoas com miopia, hipermetropia e astigmatismo. Mudanças não só na qualidade de visão, mas, principalmente, na qualidade de vida. Não existe mais discussão sobre os benefícios que esta cirurgia pode gerar, já que ela é há muito tempo reconhecida e aprovada.

  • A Cirurgia a Laser pode ser sinônimo de nova liberdade para numerosas pessoas, pois ela oferece a possibilidade de:
  • Ter melhor aparência, maior independência e novas oportunidades de trabalho.
  • Praticar esportes com liberdade.
  • Ficar livre de obrigações cotidianas ligadas ao uso de óculos e lentes de contato.
  • Ter melhor confiança e auto-estima.
  • Poder dedicar-se ao trabalho e atividades de lazer sem se preocupar com a visão.

Trata-se de uma cirurgia não somente estética, mas também reparadora, pois a função visual será melhorada. Para que tudo isso seja possível, são necessários exames rigorosos, equipamentos de primeira qualidade, experiência e treinamento adequado do cirurgião para o sucesso da Cirurgia a Laser.

Indicações da Cirurgia a Laser

A Cirurgia a Laser é indicada em pacientes com miopia, hipermetropia e astigmatismo que têm desejo de eliminar a dependência de óculos ou lentes de contato.

Contra-indicações da Cirurgia a Laser

  • Doenças oculares, entre elas o ceratocone, e infecções oculares em atividade.
  • Na consulta pré-operatória, serão realizados exames detalhados específicos para verificar a possível presença de doenças oculares que possam contra-indicar a cirurgia.
  • Doenças sistêmicas, como doenças do colágeno, doenças auto-imunes, e imunodeficiências.
  • A Cirurgia a Laser não pode ser feita em mulheres grávidas ou amamentando.

Miopia, Hipermetropia e Astigmastismo

No olho normal, a imagem do objeto sendo observado passa através da córnea, depois pelo cristalino e deve ser focalizada exatamente sobre a retina para que tenhamos nitidez na imagem que enxergamos.

Na miopia, o ponto de foco da imagem forma-se antes da retina, e isto pode ocorrer por uma curvatura aumentada da córnea ou em olhos que tenham comprimento acima do normal.

Na hipermetropia, o ponto de foco da imagem forma-se atrás da retina, e acontece quando o olho é muito curto ou se a córnea for muito plana.

O astigmatismo é causado por diferença nas curvaturas da córnea, quando ela apresenta um eixo mais curvo que o outro, o que gera mais de um ponto de foco.

Compreenda as técnicas LASIK e PRK

Existem duas técnicas principais para realização da Cirurgia a Laser: LASIK e PRK. O resultado, após algumas semanas de cirurgia, é o mesmo em ambas as técnicas.

Técnica LASIK

No LASIK, a aplicação do Excimer Laser é realizada nas camadas mais profundas da córnea, após o corte de um flap corneano com um aparelho chamado microcerátomo. O procedimento é indolor, a anestesia é feita por colírios, e a cirurgia leva alguns minutos para ser realizada. A visão se estabiliza após poucos dias, e apresenta pouco ou nenhum desconforto pós-operatório, sendo, por isso, a técnica mais freqüentemente utilizada.

Técnica PRK

O PRK, também conhecido como tratamento de superfície, consiste na remodelagem da curvatura corneana, através da aplicação do Excimer Laser diretamente sobre a superfície ocular, após a retirada de uma camada de tecido corneano chamada epitélio. No PRK não é realizado corte na córnea.

O procedimento cirúrgico também é indolor, leva menos de 1 minuto, e a anestesia é feita por colírios. No pós-operatório pode ocorrer algum desconforto que varia em cada pessoa, e pode ser aliviado com medicação apropriada. A visão se estabiliza após poucas semanas.