O que é Catarata

No olho normal existe uma lente transparente, chamada Cristalino, que fica localizada atrás da íris.

O Cristalino tem a função de focalizar os raios de luz, formando uma imagem nítida sobre a retina. Após isso, a imagem é enviada ao cérebro através do nervo óptico
Catarata é a perda da transparência do Cristalino.

À medida que a catarata progride, ou seja, que o cristalino vai se tornando mais opaco, ocorre piora na visão.

A cirurgia de catarata é indicada quando a baixa de visão começa a afetar as atividades diárias do paciente.

Causas

O tipo mais freqüente de catarata é a senil, ou seja, associada ao envelhecimento.

Estudos mostram que a incidência de catarata também pode ter associação com:

• diabetes
• uso de corticóide tópico (colírios) e sistêmico
• traumas oculares
• exposição aos raios Ultra-Violeta.

As principais queixas de pacientes com catarata são:

• Baixa de visão, que é o sintoma mais freqüente.
• Visão progressivamente borrada ou nublada.
• Sensação de brilho ou ofuscamento ao olhar para lâmpadas.
• Diminuição na percepção de cores.

Cirurgia de Catarata

A cirurgia é indolor, realizada sob anestesia local, sem necessidade de internação.

A Catarata (opacidade no centro da pupila) é removida através de uma técnica chamada Facoemulsificação, que é feita com uma incisão de menos de 3 milímetros.

Em seguida, é realizado o implante de uma lente intra-ocular dobrável.

No pós-operatório, a recuperação da visão ocorre rapidamente, já que a incisão cirúrgica é pequena e não há necessidade de pontos.

Lente Intra-Ocular

A lente intra-ocular mais utilizada atualmente é a lente dobrável de acrílico.

A lente é dobrável para poder passar através da pequena incisão que é realizada durante a cirurgia.

Pode ser monofocal ou multifocal.

Com a lente monofocal, a visão do paciente operado fica boa para longe sem o uso de óculos.

Com a multifocal, por exemplo, a lente Acrysof ReStor®, é possível proporcionar uma boa visão de longe e também de perto, sem o uso de óculos após a cirurgia de catatara.