Cirurgia de Catarata

A Vision Oftalmologia usa as melhores tecnologias para garantir seu bem estar e melhorar sua qualidade de vida

O que é?

No olho normal existe uma lente transparente, chamada Cristalino, que fica localizada atrás da íris.

O Cristalino tem a função de focalizar os raios de luz, formando uma imagem nítida sobre a retina. Após isso, a imagem é enviada ao cérebro através do nervo óptico
Catarata é a perda da transparência do Cristalino.

À medida que a catarata progride, ou seja, que o cristalino vai se tornando mais opaco, ocorre piora na visão.

A cirurgia de catarata é indicada quando a baixa de visão começa a afetar as atividades diárias do paciente.

As principais queixas de pacientes com catarata são:

Baixa de visão, que é o sintoma mais frequente.

Sensação de brilho ou ofuscamento ao olhar para lâmpadas.

Visão progressivamente borrada ou nublada.

Diminuição na percepção de cores.

Causas

O tipo mais frequente de catarata é a senil, ou seja, associada ao envelhecimento. Estudos mostram que a incidência de catarata também pode ter associação com:

Exposição aos raios
Ultra-Violeta

Uso de corticóide tópico (colírios) e sistêmico

Traumas oculares

Como funciona a cirurgia

• A cirurgia é indolor, realizada sob anestesia local, sem necessidade de internação.
  • A Catarata  é removida através de uma técnica chamada Facoemulsificação, que é feita com uma incisão de menos de 3 milímetros.
  • Em seguida, é realizado o implante de uma lente intra-ocular dobrável.
  • No pós-operatório, a recuperação da visão ocorre rapidamente, já que a incisão cirúrgica é pequena e não há necessidade de pontos.

Vou precisar usar óculos depois da cirurgia?

Lente intra-ocular

A lente intra-ocular mais utilizada atualmente é a lente dobrável de acrílico.

A lente é dobrável para poder passar através da pequena incisão que é realizada durante a cirurgia. Pode ser monofocal ou multifocal.

Com a lente monofocal, a visão do paciente operado fica boa para longe sem o uso de óculos.

Com a lente intra-ocular multifocal, é possível proporcionar uma boa visão de longe e também de perto, sem o uso de óculos após a cirurgia de catarata.

O objetivo da cirurgia é corrigir a catarata, e diminuir a dependência de óculos no pós operatório. Sempre é bom lembrar que, mesmo com o implante das melhores lentes intra-oculares, pode ser necessário o uso de óculos no pós-operatório.